3º Movimento
Você e a Paz no RN
São José de Mipibu/RN

Um movimento mundial e ecumênico a favor da paz e da não violência

PROGRAMAÇÃO


Data: 18/02/2017.

Hora: 17h30min.

Local: Praça de eventos Desembargador Celso Sales - São José de Mipibu/RN

Entrada Franca

Não necessita realizar inscrição.

HOMENAGEADOS


Em breve

Movimento Você e a Paz

Divaldo Pereira Franco teve um sonho.

Ele sonhou em levar a mensagem da paz e do amor às praças públicas, ao público não espírita, mobilizado pelo ideal de uma vivência pacífica entre as criaturas humanas.

Há 17 anos, pois, após 50 anos de vida pública, exclusivamente dedicada ao bem e ao amor, à vivência e divulgação da Doutrina Espírita no Brasil e no mundo, onde teve oportunidade de visitar diversas penitenciárias, presenciando a realidade da dor e da miséria moral, Divaldo Franco, persistente e determinado, resolveu concretizar o seu sonho, em meados de setembro de 1998.

Desse modo, a 19 de dezembro de 1998, foi armado um grande palco na Praça Dois de Julho, Campo Grande, em Salvador – BA, para a realização do 1º Movimento Você e a Paz, que contou com o apoio dos órgãos públicos, da imprensa e da comunidade baiana, que esteve presente ao evento. Após o êxito do empreendimento, nos anos subsequentes, Divaldo levou a mensagem da paz a diversos bairros populosos e violentos de Salvador e, posteriormente, a outras cidades do interior baiano, já totalizando 35. De 1998 até os nossos dias,o Movimento Você e a Paz tem sido realizado todos os anos, sem interrupção, na Praça do Campo Grande, em Salvador, no dia 19 de dezembro.

O Movimento Você e a Paz é uma atividade sem caráter religioso ou político, que objetiva levar os indivíduos a uma reflexão profunda quanto à necessidade de renovação dos sentimentos e mudança comportamental para superarem a conjuntura de violência e agressividade em que ainda se encontram mergulhados, através da conscientização que os possa transformar em agentes multiplicadores da cultura da paz, contribuindo para a conquista de uma humanidade harmonizada, que entoe em uníssono o hino da justiça social, da solidariedade e da união.

É um Projeto que deseja evidenciar a importância da cultura da não violência, incentivando ações de cidadania compatíveis com a construção permanente da paz.

Afirmou-nos a nossa Benfeitora Joanna de Ângelis: “A gênese da paz é o momento em que nos damos conta de que as guerras e a violência nas suas múltiplas faces nascem dentro dos lares onde os filhos preciosos da Divindade iniciam seus exercícios de amor.”

E nos asseverou Divaldo Franco: “Toda e qualquer proposta pacificadora deve surgir de uma pessoa pacificada. É necessário, então, que a nossa vida propondo a paz seja um reflexo da serenidade, para que aqueles que nos vejam contagiem-se, porque o maior contágio que existe é dos valores éticos, é da saúde, não é da doença, é do bem, não é do mal, porque o mal, filosoficamente, é a ausência do bem, como a treva é a ausência da luz..."

De 28 a 31 de agosto de 2000, Divaldo participou em Nova Iorque – EUA – da Conferência do Milênio para a Paz Mundial – Encontro de Cúpula Mundial de Líderes Religiosos e Espirituais pela Paz Mundial – como convidado especial da ONU. Para esse evento, Divaldo remeteu ao Secretário-Geral do Encontro um documento intitulado A Paz vem de Deus. Recebeu o Troféu Cúpula do Milênio da Paz Mundial das religiões e líderes espirituais. Neste Encontro foi redigido o Compromisso com a Paz Global.

Em seu retorno, pensando em homenagear e incentivar pessoas e Entidades Sociais criou o Troféu Você e a Paz, como láurea concedida pelo Movimento Você e a Paz, para homenagear pessoas e Entidades Sociais que contribuem para a paz, através de ações relevantes em beneficio da Fraternidade Universal, destacando três segmentos importantes que atuam em prol da Humanidade: Personalidade física que se doa; Instituição que realiza e Empresa que viabiliza. Durante o evento, o Troféu é oferecido aos agraciados, adrede selecionados e convidados.

Também a partir do ano de 2000, o Movimento foi institucionalizado pela Prefeitura do Salvador, como resultado do projeto apresentado à Câmara Municipal, pelo vereador Pedro Godinho, passando a data de 19 de dezembro a ser considerada como o DIA MUNICIPAL DO MOVIMENTO VOCÊ E A PAZ, fazendo parte do Calendário de Manifestações Cívicas e Culturais de Salvador.

Passados dezessete anos dessa persistente caminhada, tem sido cada vez maior o número de pessoas que atende ao fraterno convite para a impostergável aquisição da paz.

Tendo alcançado dimensão internacional, o Movimento já é realizado em diversas cidades, de diferentes países.

No exterior: Baltimore, Boston, Miami e Nova Iorque – EUA; Paris – França; Assunção – Paraguai; Coimbra, Lagos, Porto e Viseu – Portugal; Viena – Áustria; Londres – Inglaterra; Zurique – Suíça; Bogotá – Colômbia; Lima - Peru.

No Brasil: Balneário Camboriú e Concórdia – Santa Catarina; Cuiabá – Mato Grosso; Cascavel, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu – Paraná; Santa Cruz do Sul – RS; Araguari – MG; No Rio de Janeiro, nas cidades de Miguel Pereira, Duque de Caxias, Volta Redonda, São Gonçalo, Niterói, Nova Friburgo e Nilópolis; Amparo e Itapetininga – São Paulo; Brasília (Câmara dos Deputados, FEB e Comunhão Espírita), Taguatinga e Gama - Distrito Federal e em mais de 35 cidades baianas, ao longo do percurso.

Graças ao trabalho incansável de Divaldo Franco, em prol da paz e da união entre as criaturas, já foi laureado com diversos títulos, destacando-se:

  • Doutor Honoris Causa em Humanidades, pelo Colégio Internacional de Ciências Espirituais e Psíquicas, em Montreal, Canadá;
  • Doutor Honoris Causa em Educação, pela Universidade Federal da Bahia;
  • Embaixador da Paz para o Mundo, outorgado pela Embaixada Universal Pela Paz, em Genebra, na Suíça, em 30 de dezembro de 2005;
  • Embaixador da Bondade no mundo, em junho de 2008, em Paigton - Inglaterra, do monge tibetano KelsangPawo, da Fundação KelsangPawo, que se dedica à proteção de crianças em perigo em todo o mundo.

A paz do mundo começa em mim, como inspiradamente disse o poeta Nando Cordel, em uma de suas canções dedicadas ao Movimento.

Cada um de nós possui a força da paz dentro de si. Só precisamos despertá-la.

Vídeos sobre o Movimento Você e a Paz


CARTAZ