Foi ainda no século XIX que a Doutrina Espírita chegou ao Rio Grande do Norte através do médico Adolfo Sá, nos idos de 1867. Mas a primeira instituição espírita de que se tem notícia no RN, conforme registra o historiador Eduardo Carvalho Monteiro, foi a SOCIEDADE NATALENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS, fundada aos 27 de novembro de 1892.

Poucas instituições foram fundadas no início do século XX: Centro Espírita Norteriograndense (1911), Centro Espírita Isaura, Amor e Caridade (1917), Grupo Espírita Vicente de Paulo, em Macau (1918), Centro Espírita Antônio de Paula (1919). Nos anos 20 do século XX, mais precisamente em 29 de abril de 1926, nasce a Federação Espírita do Rio Grande do Norte, fruto da fusão do Grupo de Estudos Psíquicos Tereza de Jesus e do Centro Espírita Humanitário Agostinho de Hipona, ambos fundados em 1921. A FERN passa, desde então, a coordenar o Movimento Espírita Potiguar, filiando-se à Federação Espírita Brasileira, sendo representada junto à FEB através dos confrades Manoel Quintão e Leopoldo Cirne.

A FERN funcionou às Ruas Voluntários da Pátria, Apodi, Vigário Bartolomeu e 21 de março, antes de ter sua sede própria, à Avenida Rodrigues Alves, 779, bairro Tirol.

 

Mensagem do dia